"SER PROFESSOR"
Este é um relato de aprendizado de uma professora pública que em cada sala de aula tem de 40 a 60 alunos de todas as idades dos 15 aos 80 anos, tbm sendo professora de crianças de 04 a 14 anos, assim diz seu relato: "Em todos estes anos tenho aprendido que ser professor é primeiramente RESPEITAR O SER HUMANO, o professor percebe o seu aluno não somente da forma como ele se apresenta, pois não conhecemos a profundidade ou a limitação da capacidade de cada um. Nesses anos aprendi que a arte de ser professor é A ARTE DE OUVIR, este é o maior de todos os segredos da profissão; a outra lição que eu aprendi foi que quanto mais você “de nada sabe” do que o aluno quer dizer mais ele se expressa e quanto mais ele se expressa mais você o entende e assim cria-se um elo positivo entre PROFESSOR e ALUNO e o aprendizado acontece. Em todos esses anos tenho me surpreendido com alunos que ora de primeira vista eu dizia a mim mesma: “Este ai não vai conseguir sobreviver neste mundo tão competitivo pela forma errada dele levar a educação e a vida”, mas o tempo foi passando e aqueles a quem eu afirmava negativamente são exatamente os que hoje vejo trabalhando, estudando em universidades fazendo Direito, Odontologia, Pedagogia e quando eles me vêem dizem com alegria "oi professora, eu consegui!" e eu fico tremendamente feliz por ver que meu esforço de me dedicar horas e horas em sermões educativos e de incentivos em sala de aula não foram em vão e a minha teimosia de não colocar para fora de sala de aula aqueles a quem eram o tormento dela foram recompensados por EU NÃO TER DESISTIDO DE NENHUM DELES, pois eu sabia que eles eram “seres humanos”, aprendizes da vida, e a minha frase tão batida em sala de aula a estes alunos era: "A conseqüência do mal comportamento de vocês não será ser colocado para fora da sala de aula, a consequência de vocês será de ouvir meus sermões até o final do ano”...e eles ouviram...eles me ouviram... tantas e tantas vezes insistindo, eles me ouviram; eu não desisti, nunca, de nenhum deles, eu não os joguei para a “rua da ignorância” ausentando-os do saber, pois eu sabia que “o ser humano nunca erra quando sabe” e hoje eu sei que eles aprenderam... eles se transformaram em grandes homens e mulheres! Talvez você me pergunte: Sandra Sucupira, qual é a sua reclamação então? Bem, eu paro agora um momento para poder dizer com o coração em pesar: Quando eu vejo pessoas que se propõem a ensinar e não tem o bom senso de primeiramente saber o que é um ser humano, o que é um aluno, isso me choca demais, dói a minha alma, dói meu coração e ofende o meu intelecto e consciência profissional. Quando vejo pessoas arrogantes que se propõem a ensinar, presunçosos por pensar que por terem adquirido um acúmulo de conteúdo em sua mente acham que estão preparados para ensinar e tratam o ser humano aprendiz de seus conteúdos como objetos, como cestos onde se colocam “coisas”, conteúdos; tais pessoas não foram preparadas para lidar com o ser humano aprendiz seja ele de que idade for, 14 ou 80 anos. Talvez você me diga que “não existe mais professores assim”, e eu lhe diria: Não, não existe professores assim, realmente não existem, pois isso não é ser professor, realmente; porém existem aqueles que se propõem a ensinar seja em que esfera for da vida, seja como instrutor de algo, seja como um líder de um grupo de pessoas que ora liberalmente se dispõem a aprender algo e são maltratados, ridicularizados por tais “professores” que não entendem nem o que é ensinar ou aprender, e isso me entristece, isso me dói pois todo aprendiz tem seus limites, e nunca, nunca, nunca devemos podar alguém de um conhecimento por ter limites na aprendizagem seja ele qual for a dificuldade de obter o conhecimento e sim auxiliar-lhes naquilo em que ele sente limitado e nunca barrar-lhes a elevação da mente por motivos egoístas e arrogantes, pois se alguém que se propõe a ensinar como se deve a um ser humano agir de forma contrária à possibilidade de adquirir o conhecimento ele não serve para ser um “professor” de qualquer coisa que seja. Hoje vemos exemplos de pessoas que usam de anti-pedagogia para ensinar em vários meios de comunicação, pessoas sem nenhuma preparação pedagógica ou de alguma formação ética que direcione ao ensino e agem de forma desumana com seus aprendizes.
No mundo em que vivemos há vários cursos, grupos de estudos na clandestinidade e estes são exemplos de posturas antipedagógicas, anti-humanas beirando a criminalidade, pois o que há neles na maioria das vezes é um desrespeito à maneira singular de aprender de cada um e seus instrutores não estão preparados para entender a limitação de aprendizagem que cada alunos tem e assim jogam seus alunos para “fora” do grupo como se dizendo que “não presta para o aprendizado” lançando assim um ser humano na “escuridão da ignorância” ajudando a escuridão humana impedindo a evolução daqueles que por um intuído natural humano procurou a luz do conhecimento e por infelicidade da vida encontrou um desumano em pele de professor".
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